fbpx

Estresse

8 Dicas da OMS para lidar com o estresse gerado pela COVID-19

Almir Araújo
Escrito por Almir Araújo em 24/03/2020
8 Dicas da OMS para lidar com o estresse gerado pela COVID-19

Certamente esse é um momento desafiador para todos nós em diversos aspectos. Fatos como muitas pessoas doentes, isolamento social e o impacto econômico causado pela crise sanitária merece nossa atenção e cuidado.

Tudo isso pode gerar muito estresse e acabar interferindo ainda mais em nossa vida, além dos problemas que foram trazidos pela pandemia.

É justamente por isso que a OMS (Organização Mundial da Saúde) redigiu um documento (clique aqui para acessar – em inglês) com orientações e dicas para gerenciar e minimizar os efeitos do estresse dada a nossa situação atual.

Buscando ajudar o maior número de pessoas, decidimos divulgar algumas destas orientações com intuito de contribuir para que possamos manter nossa saúde mental em dia frente a esse momento.

O documento foi desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias da instituição, e caso você queira acessar na íntegra (em inglês), basta clicar aqui.

Abaixo, segue um tradução e adaptação de alguns dos principais pontos deste documento.

Seja empático

Ninguém quer ficar doente ou causar uma pandemia. Lembre-se que a COVID-19 pode e está atingindo pessoas de diferentes nacionalidades no mundo todo.

Não associe o vírus a um povo ou grupo, procure reconhecer que há sofrimento e seja compassivo. Tudo o que precisamos agora é de união e solidariedade para passarmos por esse momento difícil.

Não contribua com estigmas

Procure não se referir às pessoas afetadas como “casos de covid-19”, “vítimas”, “família covid-19” ou “doentes”.

De acordo com a OMS, eles são “pessoas que têm covid-19”, ou “pessoas que estão sendo tratadas por covid-19”, “pessoas que estão se recuperando da covid-19”.

Lembre-se também que após esse período, todos retomarão suas vidas voltando ao trabalho, famílias e amigos.

Cuidado com o excesso de informações e notícias falsas

Ler, assistir e ouvir informações em excesso pode causar ansiedade e estresse.

Por isso, procure fontes confiáveis e profissionais de notícias e consuma apenas o conteúdo essencial para que você se mantenha informado(a) e possa se preparar/planejar sua rotina e suprir suas necessidades.

Os especialistas da OMS ainda indicam que separemos momentos ou horários específicos do nosso dia para se atualizar sobre o covid-19. Uma ou duas vezes por dia é suficiente para nos manter informados.

Procure se ater aos fatos e não a rumores ou boatos. Ficar o tempo todo buscando pelas últimas notícias pode nos deixar extremamente preocupados.

Ao buscar informações, a melhor opção é acessar dados de autoridades locais e/ou organizações internacionais respeitadas como a própria OMS, o Ministério da Saúde aqui no Brasil ou os representantes de saúde locais em sua cidade.

Ajude a quem precisa

Ajudar pessoas que estão precisando de uma assistência adicional nesse momento pode beneficiar tanto que está recebendo ajuda quanto quem está oferecendo.

Ligue ou envie mensagens para vizinhos, amigos e parentes para checar se estão bem e se necessitam de alguma forma de auxílio. Ao trabalharmos juntos, aumentamos nosso senso de comunidade e criamos um senso de solidariedade para enfrentar a covid-19.

Tenha uma perspectiva mais ampla

Encontre oportunidades para entrar em contato com notícias e histórias positivas sobre algumas pessoas que experienciaram a covid-19.

Por exemplo, histórias de pessoas que se recuperaram e/ou que foram importantes e ajudaram na recuperação de algum ente querido ou amigo próximo.

Apoie os profissionais da saúde

Lembre-se que nesse exato momento há muitos profissionais que estão dedicando suas vidas para combater a pandemia.

Todos eles, assim como nós, possuem famílias, amigos e desejam se manter saudáveis. A dedicação de cada um deles é de extrema importância para que possamos atravessar esse momento.

Mantenha-se em contato

Mesmo em isolamento, procure manter suas redes de contato o tanto quanto for possível. Ainda que seja necessário adotar algumas adaptações, tente cultivar a sua rotina habitual.

As redes sociais e tecnologias digitais são aliadas que podem fazer diferença para que possamos permanecer em contato com as pessoas que amamos.

Faça conferências, ligações, chamadas por vídeo e entre em contato com todos que são importantes para você.

Olhe para suas necessidades

Sempre que se sentir estressado(a) e/ou ansioso(a), preste atenção às suas necessidades naquele momento.

Talvez seja o momento para que você realize tarefas saudáveis as quais você goste e te auxilie a relaxar.

Pratique exercícios físicos regularmente, mantenha sua rotina de sono e se alimente bem e de maneira saudável.

Lembre-se que as agências e profissionais de saúde do mundo todo estão trabalhando para garantir que todos recebam os cuidados necessários nesse período.

Bônus: Medite 🙂

Essa última é por nossa conta.

A meditação pode ser uma maneira incrível de olhar para dentro e ter mais clareza sobre nossas emoções, pensamentos e sentimentos.

Se você nunca meditou, não se preocupe. Em nosso canal no Youtube você encontra alguns vídeos e aulas para ajudar quem está começando e também há textos e outros conteúdos aqui em nosso site.

Lembre-se que qualquer pessoa pode meditar, a não ser que você esteja passando por alguma condição clínica grave ou aguda, nesse caso, sempre é recomendado consultar seu médico e psicólogo.

Uma observação importante: não utilize a meditação para relaxar, ficar calmo ou atingir um estado específico. Sei que isso é contra intuitivo, mas a meditação é essencialmente sobre tomar consciência, e não sobre alcançar objetivos.

É uma forma de se familiarizar com nossos pensamentos e emoções do jeito que eles são e se manifestam em cada momento, e não sobre se livrar deles.

Pratique e entre em contato com você mesmo 😉

Abaixo, você encontra links para acessar alguns destes conteúdos:

Aula #01 – Meditação Mindfulness para Iniciantes (Youtube)

Aula #02 – Principais Desafios ao Meditar e Como Lidar Com Eles (Youtube)

Canal do Youtube Mundo Mindfulness (Outros conteúdos em vídeo)

Meditação: como fazer? – Um passo a passo simples (texto)

Mindfulness: o que é isso? (texto)

Curso On Line de Meditação Mindfulness e Redução de Estresse

Espero realmente que essas informações possam te ajudar e que você esteja bem.

Deixe seu comentários abaixo e até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Replies to “8 Dicas da OMS para lidar com o estresse gerado pela COVID-19”

Magali Geara

Sensacional! Obrigada

Almir

Nós que agradecemos, Magali.

Fernanda

Necessário e reconfortante neste momento tão turbulento e diferente! Gratidão!

admin

Olá, Fernanda.

Obrigado 🙂

Célia Caldeira kestenberg

Almir, grande admiração pelo incessante trabalho de vocês para levar a experiência Mindfulness a tantas pessoas. Percebo um genuíno de desejo de ajudar. Tenho encaminhado o link do mundominfulness para vários profissionais e graduandos da área da saúde que vivenciam grande sofrimento e estão se beneficiando.. Muita gratidão.

admin

Olá, Célia.

Tudo bem?

Obrigado pelo seu comentário e por compartilhar nossas iniciativas.

Ficamos felizes que esteja ajudando.

Um abraço