Segundo a ciência, inúmeros benefícios estão relacionados à prática de Mindfulness. Desde melhora da memória, desaceleração do envelhecimento cerebral até redução dos níveis de estresse e alívio da ansiedade.
Não é a toa que Mindfulness tem se tornado cada vez mais popular. Os benefícios sentidos pelos praticantes e as evidências mostradas em pesquisas científicas são cada vez mais frequentes e isso só ajuda a disseminar ainda mais a prática.
Mas o que a ciência tem dito?
Para entender os motivos por trás da eficiência de Mindfulness, é importante saber como as práticas meditativas transformam a nossa saúde e, principalmente, nosso cérebro.
Inúmeras pesquisas comprovam a relação da prática da meditação com melhoras e mudanças significativas em nosso cérebro.
Não sabia? Confira alguns dados:
Segundo a ciência, as práticas meditativas estão relacionadas a:
- Desaceleração ou prevenção do envelhecimento da região responsável pela memória e tomada de decisões;
- Aumento do Hipocampo, área importante para aprendizagem, memória e regulação da emoção;
- Maior atividade da Junção Temporo-Parietal, área que trabalha a perspectiva, a empatia e também a compaixão.
No vídeo abaixo, a Neurocientista de Havard, Sara Lazar, explica como essas e outras mudanças ocorrem em nosso cérebro quando meditamos com regularidade:
As informações passadas pela pesquisadora, sem dúvida, chamam nossa atenção, porém, os benefícios de Mindfulness vão muito além dos mostrados no vídeo acima. Para que você possa ter uma melhor dimensão da versatilidade e abrangência dos ganhos observados pela prática da meditação, nós listamos algumas pesquisas e seus respectivos links. Para acessar as pesquisas, basta clicar na descrição de seu interesse:
· Reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse
· Melhora funções cognitivas e a memória
· Ajuda pacientes com doenças reumáticas inflamatórias a ter menos fadiga e sofrimento psicológico
· Auxilia no combate a doenças mentais
· Pode diminuir a sensação de solidão em idosos
· Redução de níveis de estresse
· Reduz envelhecimento do cérebro
E a lista continua…
A lista é muito maior do que essa, e está crescendo a cada dia. Então, caso queira realizar buscas específicas sobre o tema, recomendamos que acessem os seguintes sites:
Pesquisas gerais Internacionais de várias universidades pelo mundo
Pesquisas Nacionais da Universidade Federal de São Paulo e parceiros
Outros benefícios da meditação
Estudos têm mostrado que a meditação pode ser benéfica em vários aspectos da saúde. Uma das pesquisas mais recentes, publicada no início do ano, mostrou que há benéficos para as pessoas com doenças inflamatórias crónicas tais como artrite reumatóide, doença inflamatória do intestino e asma.
Outra pesquisa, realizada em 2010, apontou mudanças psicológicas positivas em consequência da prática meditativa, além de melhorar a saúde celular do corpo; Mais um estudo, feito em 2009, afirma que praticar meditação durante três meses pode reduzir os níveis de estresse e melhorar a hipertensão em jovens adultos; Um terceiro estudo, descobriu que a meditação pode ser um remédio eficaz para a insônia crônica .
Vários grupos de cientistas também analisaram o efeito da meditação sobre o cérebro. A este respeito, verificou-se que as pessoas que meditam tem um maior desenvolvimento no córtex, o que faz com que os seus cérebros processem informações mais rapidamente do que os cérebros de indivíduos que não praticam a meditação; e que, apenas meia hora de meditação por dia, pode causar alterações mensuráveis em regiões do cérebro associadas à memória, empatia e estresse.
Finalmente, verificou-se que a meditação pode melhorar as habilidades cognitivas em apenas quatro dias de prática.